Mittwoch, 23. Januar 2008

first things first revisited

não, não vou escrever aqui, diretamente, sobre o manifesto de design. é só que estou revendo minhas prioridades e o título me pareceu pertinente.

bem, e tudo começa com um comentário da angie. eu tenho várias referência à ela aqui porque ela é a única pessoa que comenta (que indireta, huh? :P). logo, today's angie's fortune:

'ainda é cedo para planos, que mania de certezas e estabilidade. dê tempo ao tempo, é a melhor coisa a se fazer antes de tomar decisões só pela honra de seguir o fluxo, como se algumas coisas fossem essenciais, mesmo que não convencida completamente delas.'

isso me fez refletir bastante. porque, na verdade, eu concordo e discordo e não consigo me posicionar com propriedade. eu sei que preciso ter conhecimento de mercado (lê-se ter trabalhado numa agência ou algo do gênero), pois sei que isto será de grande valia para eu poder ensinar design e escrever sobre design (o que realmente quero). mas ao mesmo tempo, fico pensando se já não deveria estar canalizando todas as minhas forças pra alcançar estas duas últimas vontades. fato é que eu tenho me dedicado às duas vertentes (prática e teórica) e, com um olhar externo, pareço estar fazendo a coisa certa. mas não sei. something's wrong. parece que as coisas não estão andando. e eu não enxergo a situação toda como uma 'honra de seguir o fluxo' ou uma 'mania de certezas e estabilidade', mas sim como uma vontade transbordante de aplicar tudo o que estudei nestes últimos 4 anos e fazer isto render frutos. como já disse, tenho me dedicado, mas os resultados não têm sido imediatos. continuo esperando, por todos os lados.

--

e hoje eu entreguei a super-última-versão-completa do tcc. era 10h30. senti que nesse momento perdi meu vínculo com o iad, que tanto gosto. saí de lá caminhando devagar, sem a pressa de sempre pra pegar o bus. foi um momento meio saudosista, de ficar pensando: nunca mais caminharei por essas ruas com tanta frequência, oh! buá, que drama (but there's still hope. candangos! uehuehe). é que eu criei um vínculo muito forte com a faculdade porque pela primeira vez na vida eu tive a sensação de poder ser eu mesma. como vocês sabem eu tenho uma irmã gêmea e a vida INTEIRA estudei com ela, inclusive nos cursos de idiomas. e é estranho: por mais que sejamos diferentes, sempre acabamos sendo tolidos por algo das pessoas com as quais convivemos. e hoje eu vejo as nossas diferenças cada vez mais gritantes graças à nossa separação acadêmica (ainda dividimos o mesmo quarto e o curso de francês). não estou reclamando da antiga convivência, longe disso, estou apenas dizendo que finalmente pude começar a descobrir a minha identidade. talvez isso ocorra com todos nós na faculdade, afinal até então todos estudamos e temos, mais ou menos, vivências semelhantes. é só que eu vejo a experiência da faculdade não apenas como um aprendizado teórico, mas também como um aprendizado pessoal, pelo menos para mim. e é triste ver um lugar que teve tanta importância para a minha formação não ser mais tão frequentado. pode ser que seja, com um outro posicionamento, mas as exigências serão outras e o sentimento certamente será diferente. pra melhor ou pior? não sei. só espero que aconteça. :)

--

e lendo alguns artigos da emigre, me deparo com essa entrevista com o steven heller, um escritor e designer que admiro muito. é grande, mas para os interessados, vale a pena ler. para mim, foi uma daquelas experiências de 'como eu vivia bem sem ter refletido ou ter conhecimento destes pontos de vista antes?'. na verdade é bom ter lido antes o ensaio 'cult of the ugly', que originou a entrevista.
é lendo textos assim que cada vez mais me dá vontade de estudar mais e mais e mais teoria do design e viver disso. :)

--

e eu acho que me adapto bem a mudanças. quinta passada parti para poa e voltei nesta segunda. passei uns dias com o leo e a minha tia que mora lá, e foi realmente bom. fui ao cinema (espetáculo o across the universe, não? e a trilha sonora, então!); comi horrores, tirei fotos, fui ao olímpico pela primeira vez. e na segunda, não tinha a MÍNIMA vontade de retornar. mas na terça, já aqui, tinha até esquecido que não fazia nem 24h que eu estava de volta. talvez pela quantidade de coisas que já tive que fazer assim que cheguei, não consegui ficar pensando muito sobre os dias que passei lá. enfim, fato é que eu acho que me adapto bem às situações. se isso é bom ou ruim, não sei.

--

e eu escrevo sobre 9284354095 coisas num mesmo post e fica enorme e acho que isso causa preguiça em todos para ler e comentar. mas azar, não consigo ser diferente. :P

3 Kommentare:

negraticx hat gesagt…

pessoas...oiiiii
comentem aqui em seguida, a fah não vai saber que vocês leram se não comentarem, e não adianta abanar na rua e gritar "afuder teu blog", tem que comentar aqui, é assim que funciona :/

Bom, não abri o link porque tenho algumas outras coisas meio urgentes nesse instante, mas enfim, acho que é tudo muito válido, próprio da época... Às vezes eu encarno aquela senhora velhinha assistindo a minha vida e falo sobre dar tempo ao tempo o.O

Ana Margarites hat gesagt…

Oi Fah,
Quanto à tua ansiedade por resultados: a minha teoria é que tudo que é realmente importante demora a "acontecer". Pensa bem: os vínculos afetivos mais significativos da vida da gente não são estabelecidos da noite pro dia, e a gente não se torna designer em um mês. Na verdade, essas coisas estão acontecendo e sendo construídas dia após dia, a gente é que não percebe, pela nossa ansiedade por resultados imediatos. E tudo que vem fácil, vai fácil. :)

Do heller tenho aqui o "teaching graphic design", que é um compêndio de planos de ensino e de aula de professores de design nos EUA. Querendo, te empresto :)

beijoca!
ana

Leonardo Tissot hat gesagt…

hold your horses, "me" darling. as coisas levam um tempinho mesmo pra acontecer. tu nem te formou "oficialmente" ainda :) me parece um tanto quanto IMPOSSÍVEL que as coisas não dêem certo pra ti. mas tenta segurar um pouquinho a ansiedade, porque geralmente nada anda no ritmo que a gente quer.